O Egito ptolomaico é um período da história do Egito que decorre entre 305 a.C., (ano em que um antigo general de Alexandre Magno, Ptolomeu I Sóter, se tornou rei do Egito), e 30 a.C quando a rainha Cleópatra VII foi derrotada e o Egito passou a ser integrado no Império Romano como província.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

As Cleopatras - cap 6


As Cleopatras - minisserie



capitulo VI


Auletes associa Cleopatra ao seu governo, mas está doente e a aconselha a nunca pegar ou emprestar dinheiro de Roma. Antes de morrer, ele faz seu filho mais velho, que ainda é uma criança, como co-regente de Cleopatra, e a avisa que ele será aconselhado por 3 tutores até ter idade pra reinar sozinho. Cleopatra não gosta da decisão do pai mas acata.

Após a morte de Auletes, mal Cleopatra e Ptolomeu XIII são coroados e já começa a disputa por poder no trono entre Cleopatra e os tutores do irmão. Cleopatra toma decisões sem consultar os tutores, e apoia o filho de Pompeu que veio buscar ajuda financeira pra guerra do pai. As aias de Cleopatra comentam com ela que o filho de Pompeu a olhava com desejo, e ela começa a treinar seu poder de sedução flertando com o rapaz. Arsinoe, a irmã de Cleopatra também treina seu poder de sedução na corte, se deixando ser cortejada pelos soldados romanos.

Explode uma revolte em Alexandria por causa da ajuda aos romanos e Cleopatra precisa fugir. Potinos, um dos tutores aproveita a deixa pra dar o golpe de estado a tirando do governo do Egito. Ela então vai pra Siria, seguindos os passos da tataravó, pra conseguir um exercito.

Enquanto isso, em Roma, Cesar vence pompeu na guerra civil, e Pompeu foge pro Egito. Chegando lá é assassinado a mando de Ptolomeu XIII, e sua cabeça oferecida a Cesar como prova de lealdade. Mas Cesar se revolta, trata Ptolomeu como apenas um menino e não um rei, e pede a presença do casal real pra resolver as questões egípcias e organizar o pagamento da divida com Roma.

Cleopatra chega em Alexandria enrolada num tapete diante de Cesar e pede pra passar a noite com ele alegando que será morte se desobrirem que ela voltou. No dia seguinte, Ptolomeu flagra Cesar e a irmã na cama e sai fazendo birra como o menino mimado que é.

Cesar reconcilia Cleopatra e Ptolomeu, dá o Chipre pra Arsinoe e o Ptolomeu mais novo, e manda desmobilizar o exercito egípcio, mas Arsinoe foge e toma a frente do exercito exigindo a libertação de Ptolomeu. Cesar liberta Ptolomeu e explode a guerra alexandrina. Cesar vence Ptolomeu, que morre, e captura Arsinoe. Cleopatra se torna a unica governante do Egito.


Não perca o setimo episodio!

=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use esse papiro para se comunicar conosco!