O Egito ptolomaico é um período da história do Egito que decorre entre 305 a.C., (ano em que um antigo general de Alexandre Magno, Ptolomeu I Sóter, se tornou rei do Egito), e 30 a.C quando a rainha Cleópatra VII foi derrotada e o Egito passou a ser integrado no Império Romano como província.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

As Cleopatras - cap 4


As Cleopatras - minisserie



capitulo IV




Ptolomeu X Alexandre agora está casado com Berenice III Cleopatra, mas é um rei fraco que vive bebado e dançando sem se esforçar muito pra resolver os problemas de estado.
Um meio-irmão, filho de Ptolomeu VIII com uma concubina egípcia, que era o governador de Cirene, morre deixando o reino em testamento pra Roma, e os egípcios criticam Ptolomeu Alexandre por não ter se manifestado e brigado pelo reino de Cirene que era um territorio egípcio, planejam então depor Alexandre e trazer de volta Ptolomeu IX Soter.

Ptolomeu Alexandre então vai pra Síria conseguir apoio militar pra manter seu trono, e pra pagar o exercito, pilha o tumulo de Alexandre o Grande, substituindo seu sarcofago de ouro por um de alabastro, o que desperta definitivamente a furia do povo. Durante a revolta, Ptolomeu Alexandre consegue fugir pro Chipre, e é morto quando chega na Siria.

Ptolomeu IX Soter volta pro Egito, trazendo sua concubina Irene e seus 3 filhos com ela, e passa a reinar ao lado da filha Berenice III Cleopatra, que é muito popular com o povo alexandrino. Berenice acaba exercendo grande influencia no governo do pai, e quando o pai precisa decidir se irá guerrear contra os romanos, estoura uma revolta em Tebas. À conselho de Berenice, ele vai guerrear contra os tebanos, e mais tarde firma uma aliança com Roma, após a visita de Lucanus à Alexandria.

Lucanos sugere uma aliança contra o rei Mitridates, que mantém alguns principes ptolomaicos como reféns, um deles é Ptolomeu XI Alexandre, filho de Ptolomeu X Alexandre com uma concubina. Mas Ptolomeu se mantém focado no problema tebano. Ptolomeu resolve se tornar sumo-sacerdote pra apaziguar Tebas, e reina em paz até a sua morte alguns anos depois.

Após a morte de Ptolomeu, Berenice passa a reinar sozinha, Irene vai embora do Egito, mas deixa os filhos pra que tenham a educação privilegiada dos Ptolomeus. E Roma começa a fazer pressão pra que Berenice se case novamente. Então o principe Ptolomeu XI Alexandre chega no Egito com o apoio militar romano, e Berenice acaba aceitando a se casar com ele mesmo a contragosto.

Ptolomeu XI Alexandre quer consumar o casamento, mas Berenice o expulsa. Os romanos deixam o Egito acreditando que o novo rei tem tudo sobre controle, mas Ptolomeu não se conforma com a recusa da esposa. Depois de humilha-lo, ele a estrangula, e acaba sendo punido pelo povo de Alexandria.


Não perca o quinto episodio!

=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use esse papiro para se comunicar conosco!