O Egito ptolomaico é um período da história do Egito que decorre entre 305 a.C., (ano em que um antigo general de Alexandre Magno, Ptolomeu I Sóter, se tornou rei do Egito), e 30 a.C quando a rainha Cleópatra VII foi derrotada e o Egito passou a ser integrado no Império Romano como província.

sábado, 4 de junho de 2011

As Cleopatras - cap 5


As Cleopatras - minisserie



capitulo V





Com a morte de Ptolomeu XI Alexandre e Berenice III o Egito está sem possiveis sucessores e coroam Ptolomeu Auletes, filho bastardo de Ptolomeu IX Soter com a concubina Irene, como faraó. Sua irmã Cleopatra se casa com ele pra legitimar o trono e ter filhos 100% de sangue real, e o outro irmão também chamado Ptolomeu se torna o rei do Chipre.

O testamento do Ptolomeu X Alexandre é invalidado já que ele não era mais rei quando o fez, mas o Egito continua ameaçado por Auletes não ser filho legitimo de Soter. Os filhos seleucidas de Cleopatra Selene vão à Roma reinvindicar o trono, mas os romanos preferem Auletes por ser mais facil de manipular.

Auletes se mostra um rei despreparado e fraco diante da corte. Promove festas em honra de Dionisio regadas à bebedeira ao som da flauta de Auletes. O trono de Auletes continua instavel, então ele vai à Roma pra conseguir ser reconhecido como faraó pelos romanos, além de conseguir o titulo de amigo e aliado do povo romano como seus 3 ultimos antepassados tinham. Mas chegando lá ele precisa definir qual romano ele vai apoiar politicamente, Cesar ou Pompeu.

Depois de pagar altas somas de propina pros politicos romanos, Auletes consegue o reconhecimento e o titulo, mas o acordo não inclui o Chipre, e quando seu irmão é deposto, ele se suicida. O suicidio deixa o povo de Alexandria revoltado com Auletes por ele não ter protegido o irmão e o reino do Chipre, um territorio ptolomaico. Mal Ptolomeu chega em Alexandria e precisa voltar à Roma pra conseguir o apoio militar necessario pra conter a revolta e se manter no trono. Enquanto está em Roma, Auletes deixa sua esposa Cleopatra e sua filha mais velha Berenice como regentes.

O povo apoia Berenice como unica rainha em oposição ao pai, enquanto Cleopatra fica doente e morre. Mas pra conseguir se manter no trono, Berenice precisa se casar. Seus conselheiros saem em busca de um principe, e só encontram um primo seleucida chamado Seleuco Kybiosaktes, que tem esse nome por exalar um forte odor de peixe. Berenice casa, mas não aguenta o marido e manda mata-lo. Enquanto isso, Auletes continua em Roma tentando conseguir apoio pagando altas somas pros romanos.

Berenice ainda precisando de um marido, acaba casando com Arquelau, que além de ser de origem real é um soldado aliado de Roma. O casamento de Berenice com Arquelau faz com que aumente o valor das propinas e finalmente ele consegue o exercito, que é liderado por Marco Antonio. Marco Antonio derrota Arquelau e reconquista o trono de Auletes, que manda pune a filha pela usurpação do trono.

Não perca o sexto episodio!

=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use esse papiro para se comunicar conosco!