O Egito ptolomaico é um período da história do Egito que decorre entre 305 a.C., (ano em que um antigo general de Alexandre Magno, Ptolomeu I Sóter, se tornou rei do Egito), e 30 a.C quando a rainha Cleópatra VII foi derrotada e o Egito passou a ser integrado no Império Romano como província.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

As Cleopatras - cap 3


As Cleopatras - minisserie



capitulo III




Ptolomeu VIII está se preparando pra morrer, e começa a organizar sua sucessão. Cleopatra III quer que o filho mais novo seja o sucessor, enquanto que Ptolomeu quer o casal de filhos mais velhos pra manter a tradição.
Mesmo a contragosto, Cleopatra III aceita a decisão do falecido marido e coroa Ptolomeu Soter como novo faraó ao lado de sua irmã-esposa Cleopatra IV. Mas Cleopatra III não está satisfeita com os novos governantes que dividem o poder com ela, e usando o fato do casamento dos filhos mais velhos ter acontecido antes da coroação, divorcia Ptolomeu Soter de Cleopatra IV alegando que o casamento é invalido perante as tradições egipto-ptolomaicas.
Cleopatra IV vai pro Chipre pedir o apoio do irmão mais novo, Ptolomeu Alexandre, pra tentar recuperar seu lugar como rainha co-regente do Egito em vão, enquanto isso, Cleopatra III faz com que Ptolomeu Soter se case com sua filha mais nova Cleopatra Selene.
Cleopatra IV vai pra Síria, pedir o apoio de sua irmã Trifena, esposa de Grypos e rainha do Imperio Seleucida, mas sem conseguir o apoio necessario pra conseguir voltar pro Egito, decide se juntar à Cizikinos, arqui-rival de Grypos e Trifena no trono da Siria.
Os dois casais guerreiam pela coroa, e Trifena e Grypos matam Cleopatra IV. Cizikinos se vinga torturando e matando Trifena.
No Egito, Cleopatra III reina ao lado de Ptolomeu Soter e Cleopatra Selene, mas conspira com a filha pra subtituir Soter por Alexandre no trono, e são bem sucedidas. Soter acaba tendo que fugir do exito e se exilar no Chipre enquanto Alexandre volta para o Egito e é coroado rei ao lado de sua sobrinha Berenice III.
Ptolomeu se cansa das manipulações de sua mãe, e Berenice III começa a por as garras de fora!

Não perca o quarto episodio!

=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use esse papiro para se comunicar conosco!