O Egito ptolomaico é um período da história do Egito que decorre entre 305 a.C., (ano em que um antigo general de Alexandre Magno, Ptolomeu I Sóter, se tornou rei do Egito), e 30 a.C quando a rainha Cleópatra VII foi derrotada e o Egito passou a ser integrado no Império Romano como província.

domingo, 24 de janeiro de 2010

O Egito Ptolomaico e o Mundo Helenico


...
Egito Helenico sim!
...


A grande maioria das pessoas que "amam o Egito Antigo" acreditam que todos os faraós egípcios eram nativos, que nunca houve influencia estrangeira, e pasmem, muita gente ainda acha que os deuses egípcios são cultuados tal qual na antiguidade.

Bem, na maior parte de sua historia, o Egito foi sim um estado soberano liderado por faraós nativos, mas nem por isso a influencia estrangeira era inexistente. Há relatos de ligações diplomaticas com diversos reinos vizinhos durante boa parte de sua historia, e muitas princesas estrangeiras foram incorporadas aos haréns dos faraós.

O Egito sofreu vários revezes em sua historia, passando por 3 periodos intermediarios, além de um periodo chamado "Baixa Época", no qual o poder faraônico passa definitivamente para as mãos estrangeiras até ser totalmente engolido por Roma.



Os ultimos governates do Egito foram os Lágidas, ou mais vulgarmente conhecidos como Ptolomeus, uma dinastia greco-macedônica, herdeiros de Alexandre o Grande.
Alexandre deu inicio à helenização de todos os lugares pelo qual passou, desde a Macedonia, seu lar de origem até a India, mas foi no Egito que ele deixou um dos maiores legados dessa época: a cidade de Alexandria!

O objetivo desse blog é trazer o conteudo estudado na comunidade Egito Ptolomaico do Orkut, da qual sou dona, aliando-os aos conteúdos de outras comunidades minhas como Os Seleucidas, Alexandria - Metrópole Cultural, As Cleopatras e Cleopatra - A filha de Isis.

Bem, aos poucos pretendo trazer muito conteúdo e novidades sobre o Periodo Ptolomaico e o Mundo Helenico do qual ele fez parte!



Cleopatra VII, a filha de Isis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use esse papiro para se comunicar conosco!