O Egito ptolomaico é um período da história do Egito que decorre entre 305 a.C., (ano em que um antigo general de Alexandre Magno, Ptolomeu I Sóter, se tornou rei do Egito), e 30 a.C quando a rainha Cleópatra VII foi derrotada e o Egito passou a ser integrado no Império Romano como província.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Era uma vez... o Reino da Macedonia




O Conto de Fadas dos Ptolomeus
by Mara Sop

Era uma vez, num reino muito distante chamado Macedônia, um principe que não perdia a oportunidade de arrumar belas jovens para a sua cama. Esse principe se chamava Felipe, e uma de suas belas concubinas se chamava Arsinoe.

Felipe ainda não era rei, pra isso, seu pai precisava morrer primeiro, mas tinha um grande potencial e ja era um excelente guerreiro.
Arsinoe, filha do nobre Meleagro, descendia de uma das mais nobres familias de Pella, a capital da Macedônia. Tudo seria muito lindo se a jovem Arsinoe não tivesse sido dada às pressas ao praticamente anônimo Lagus, e dado à luz poucos meses depois a um menino que chamaria de Ptolomaios, mais conhecido como Ptolomeu. Bem, quase uma década depois, Felipe ficou encantado pela bela e intrigante princesa de Épiro, Olympias, de apenas 16 anos!

Felipe e Olympias acabaram se casando, e tiveram dois filhos, Alexandre e Cleopatra.
Bem, Felipe podia ter se encantado com a princesa epirota, mas não abandonou velhos habitos, e Olympia era uma mulher de personalidade fortissima, não aceitava muito bem as outras mulheres de Felipe, assim como seus filhos com essas mesmas esposas, amantes ou concubinas. E se Olympia não era confiavel não só por ser uma especie de feiticeira, grã-sacerdotiza de Dionisio, mas também por ser uma mulher que não media esforços para atingir seus objetivos, suas rivais eram tão "confiaveis" quanto!
Mas aparentemente, tudo estava relativamente em harmonia: Felipe guerreava mais do que reinava, Olympias mandava em tudo, e seu filho Alexandre era o herdeiro do trono. Uma familia totalmente feliz, não é verdade?

A coisa só começou mesmo a pegar quando uma facção macedonica que não ía muito com a cara da rainha, conseguiu convencer Felipe de que um casamento com Cleopatra Eurydice, filha de um dos homens mais importantes da corte era o melhor que poderia acontecer à Macedonia, ja que, para os macedonicos, Olympias não poderia sequer ser considerada grega, era de Epiro, e o futuro do reino deveria estar em um herdeiro de sangue 100% macedonico, ou seja, um filho de Felipe com Cleopatra Eurydice, e não um principe "mestiço" como o filho de Olympias.

Olympias enlouqueceu com a situação, e ao lado de seu filho Alexandre, arrumou briga com todo mundo na festa de casamento de Felipe com a nova esposa, e ambos foram expulsos de Pella, embora algumas fontes digam que apenas Alexandre foi expulso, que Olympias teria ido embora por indignação e vontade propria.

Por dois anos, Olympias e Alexandre viveram em Epiros, até que diplomaticamente, Felipe os chamou de volta para fazer as pazes. Nessa ocasião, Felipe já tinha 2 filhos pequenos com a nova esposa, mas ainda garantia o direito ao trono pra Alexandre, além de renovar sua aliança com o reino de Epiro casando Cleopatra (sua filha com Olympias) com Alexandre de Epiro, irmão de Olympias e rei do reino vizinho. Sim, Felipe casou afilha com seu proprio tio, mas isso era comum na epoca, então não entremos em muitos detalhes, não é mesmo?

Enfim... Durante o casamento, Felipe foi assassinado, e até hoje não se pode ter certeza se Olympias estaria envolvida ou não na "encomenda" do crime, mas é fato que ela ficou muito feliz com a ocasião e prestou homenagens no tumulo do assassino do rei.

Agora Alexandre era rei, mas a Grecia estava unificada, Felipe não havia deixado nada para o jovem de 23 anos realizar em seu reinado, o que o jovem Alexandre faria para ter seu nome cantado pelos poetas? Ora, Olympias se dizia descendente do proprio Aquiles (o grande guerreiro da guerra de Tróia) através de seus filho Neoptolemos, que teria sido rei de Epiro, logo, seu antepassado. Como Alexandre poderia viver à sombra de Felipe, o grande unificador do Imperio Macedonico, e do lendario Aquiles? Não tinha como, então, ele decidiu que era hora de resolver as pendencias que a Grecia tinha com Darius III, o grande rei da Persia.

Mas o que tudo isso tem a ver com a historia de Felipe e Arsinoe, e ainda mais com o jovem Ptolomeu?

Ora, ora: Muito! Muito mesmo!

Ptolomeu era cerca de 10 anos mais velho que Alexandre, e quando regressou à Pella, para iniciar sua educação militar, foi nomeado "guarda-costas" do herdeiro do trono, Alexandre.
Ptolomeu pode não ter sido o amigo mais "chegado" de Alexandre, ja que não é segredo nenhum que o principe herdeiro e o jovem Hefestion não se desgrudavam desde criança, mas era sem duvida alguma, um de seus amigos mais confiaveis, tanto que o acompanhou por toda a sua vida, sendo um de seus mais fieies partidarios, e que futuramente seria um de seus sucessores, além do guardião de seu corpo.

Mas seria Ptolomeu meio-irmão de Alexandre, fruto do casinho de Felipe com a bela e nobre Arsinoe filha de Meleagro? Há quem acredite que não, já que Ptolomeu era chamado de filho de Lagus, e este seria o motivo pra um dos nomes de sua dinastia, os Lagidas.

Mas eu acredito que Ptolomeu era mesmo filho de Felipe com Arsinoe, por isso teve tantos privilegios quando chegou à corte, ficando logo de cara tão proximo ao principe herdeiro, tendo direito à mesma educação que Alexandre teve com o famoso Aristoteles, sendo um dos generais mais importantes do exercito macedonico e fundador da casa real mais duradoura do periodo helenico. Afinal, o filho de um nobre desconhecido não teria tantos privilegios assim, e Ptolomeu teve outros irmãos que não tiveram o mesmo destaque.
Nem mesmo Menelau, este sim, filho de Lagus e Arsinoe, conseguiu um destaque tão consideravel ao lado de Alexandre. De fato, Menelau deveu muito do que conseguiu à boa fama de seu irmão Ptolomeu. Mas isso já é uma outra parte da historia, e fica pra outra hora...

Por enquanto, Ptolomeu é guarda costas de Alexandre, e está de partida para guerrear contra o temivel e invencivel Darius III... O que será do nosso heroi?

Não percam os proximos capitulos!


O Conto de Fadas dos Ptolomeus by Mara Sop


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use esse papiro para se comunicar conosco!