O Egito ptolomaico é um período da história do Egito que decorre entre 305 a.C., (ano em que um antigo general de Alexandre Magno, Ptolomeu I Sóter, se tornou rei do Egito), e 30 a.C quando a rainha Cleópatra VII foi derrotada e o Egito passou a ser integrado no Império Romano como província.

domingo, 24 de janeiro de 2010

A Dinastia Ptolomaica

..
Ptolomeus ou Lágidas

A Dinastia ptolomaica foi uma dinastia de origem macedônica que governou o Egito entre 305 a.C. e 30 a.C. Recebe a designação de ptolomaica devido ao fato dos seus soberanos terem assumido o nome Ptolomeu (do grego Ptolemaios). É também conhecida como dinastia lágida em função do nome do "pai" do fundador da dinastia, Ptolomeu I, ser Lagos da Macedônia.

Bem, Ptolomeu I, fundador da dinastia, foi um dos generais de Alexandre Magno (o grande), e muito provavelmente, seu meio irmão, filho de uma das concubinas de Felipe II da Macedonia, apesar de ser chamado de "o filho de Lagos", mas isso já é historia pra outro post!



cartucho de Ptolomeu I Soter, fundador da dinastia

A dinastia insere-se no Período Helenístico, época que decorre entre a morte de Alexandre Magno e a ascensão do Império Romano, durante a qual se assistiu à difusão da civilização grega pela bacia do Mediterrâneo, criando novas formas artísticas, religiosas e políticas. Embora tivesse uma origem estrangeira, a dinastia ptolomaica respeitou a cultura egípcia, revivendo alguns dos seus aspectos do passado e adotando as suas divindades.


mapa do Império Ptolomaico em 200 a.C

Os faraós desta dinastia foram responsáveis por várias construções, entre as quais se destacam a cidade de Alexandria (com o seu farol e sua biblioteca), o templo de Hórus em Edfu e o de Isis em Philae.
 
Abaixo, a arvore genealogica simplificada dos Ptolomeus
 
 


Cleopatra VII, a filha de Isis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use esse papiro para se comunicar conosco!