O Egito ptolomaico é um período da história do Egito que decorre entre 305 a.C., (ano em que um antigo general de Alexandre Magno, Ptolomeu I Sóter, se tornou rei do Egito), e 30 a.C quando a rainha Cleópatra VII foi derrotada e o Egito passou a ser integrado no Império Romano como província.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

O Templo de Bast da Rainha Berenice


A Rainha Berenice e a Deusa Gata


Há algumas semanas atrás, foi noticiada a descoberta de um templo dedicado à deusa gata Bast em Kom el Dikka, nos arredores de Alexandria.

O templo foi erigido durante o reinado de Ptolomeu III Euergetes, em honra de sua esposa adorada Berenice II.

Nos artefatos encontrados no templo além da estátua de Bast, temos uma linda estatua de uma criança com o nome de Bast inscrito nela. O mais bonito é ver que as cores da estatua ainda estão visiveis!



Mas quem foi a rainha Berenice II?

Berenice, ou Berenike, foi a 4ª rainha e esposa do 3º rei da dinastia ptolomaica. Era filha de Magas de Cirene (à oeste de Alexandria no norte da Africa), filho do primeiro casamento de Berenice I (ultima e principal esposa de Ptolomeu I Soter). Como integrante da familia real ptolomaica, ele ganhou o governo de Cirene (ou Cirenaica), aonde acabou se tornando rei.
Magas acabou se casando com Apama, filha do rei Antioco da Siria, aparentemente sua única esposa e mãe de sua única filha: Berenice!

Berenice acabou se casando com dois de seus primos, primeiro com Demetrios Kalos (ou Demetrios o Belo - filho de sua tia Ptolomais com o rei Demetrios Poliorketes) e depois com Ptolomeu III Euergete (que quer dizer "benfeitor", e era filho de Ptolomeu II Philopator e sua primeira esposa Arsinoe I da Trácia).

O primeiro casamento dela acabou rapido, menos de 50 dias, já que Demetrios foi pego na cama em fragrante com a rainha mãe Apama, o que o condenou à morte. Na ocasião, Berenice ainda era muito jovem e o casamento não tinha sido consumado. Dois ou tres anos depois, Berenice viria a se casar com seu outro primo Ptolomeu Euergetes, e viraria uma das mais lembradas - pelos alexandrinos, claro! - rainhas do Egito.



Berenice II foi uma grande rainha, ficando governando o Egito sozinha durante os anos em que o marido lutava a 3ª Guerra Síria, e acabou por virar lenda ao dedicar seu belo cabelo ao templo de Afrodite, para que seu marido tivesse um retorno tranquilo e vitorioso da batalha. Misteriosamente, sua oferenda desapareceu durante a mesma noite, e os sacerdotes justificaram tal ato ao fato de esta ter sido aceita pelos deuses e levada para o céu, na mesma noite, uma nova constelação surgiu no céu de Alexandria, e milagrosamente, parecia com a bela cabeleira da rainha, esta constelação foi batizada de "Coma Berenice", ou seja, "Cabelos de Berenice". Esse incidente seria celebrado e imortalizado no poema omônimo de Callimachus.



Como podemos ver, Berenice foi muito homenageada não apenas por seu marido, que lhe erigiu o templo de Bast em Kom el Dikka, ou pelos alexandrinos que nomearam uma constelação em sua honra. Mas a cidade de Benghazi (ou Bengasi) na Líbia, que pertencia ao distrito de Cirene, e foi renomeada em sua honra como presente de casamento, ou seja, a cidade passou a se chamar Berenice!

Berenice e Ptolomeu foram pais dos futuros reis Ptolomeu IV Philopator e Arsinoe III, além dos principes Magas, Alexandre e de mais um principe de nome desconhecido (possivelmente chamado Lysimachus segundo alguns estudiosos), além da princesa caçula, também chamada Berenice. Tragicamente, Berenice foi assassinada pelo proprio filho, Ptolomeu IV, em 221 a.C, aos 45 anos de idade. Aparentemente, o filho não queria associa-la ao trono, e "se livrou dela" com o auxilio de seus conselheiros assim que virou faraó. Um costume bastante comum nessa dinastia, assim como nas outras dinastias helenicas da época.

Cleopatra VII, a filha de Isis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use esse papiro para se comunicar conosco!