O Egito ptolomaico é um período da história do Egito que decorre entre 305 a.C., (ano em que um antigo general de Alexandre Magno, Ptolomeu I Sóter, se tornou rei do Egito), e 30 a.C quando a rainha Cleópatra VII foi derrotada e o Egito passou a ser integrado no Império Romano como província.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Gamelion e os Festivais de Fertilidade


Gamelion: O mês dos casamentos!


Salvem, amigos e amantes! Estamos em GAMELION, o mês atribuido ao casamento de Zeus e Hera, e por isso, o mais auspicioso para a união de jovens amantes que pretendiam ter prosperidade e sucesso juntos, além de um monte de filhos, claro!




Gamelion é o periodo que vai da segunda metade de janeiro até o final da primeira metade de fevereiro, e durante esse periodo, era muito comum a realização de casamentos e festivais de fertilidade. Mas você deve estar se perguntando, porque falar de Gamelion e festivais de amor e fertilidade justo agora? Ora, estamos proximo do dia dos namorados do hemisferio norte, o Valentine's Day, assim como do Carnaval, a festa da carne! E adivinhe só aonde tudo isso se originou?

Bem, festivais de fertilidade eram muito comuns na antiguidade. No Egito temos os festivais de Hathor e Bast. Na Grecia temos a Dionisia, que são os festivais em honra à Dionisio que dariam origem aos famosos Bacanais romanos. Em Roma temos a Saturnalia e a Lupercalia... E vou falar um pouquinho deles nos proximos dias.


Começando com o Valentine's Day, atualmente uma festa cristã, já que é dia de "São Valentino", teve origem nas festas pagãs, principalmente na Lupercalia, que acontecia entre os dias 13 e 15 de fevereiro, bem, pra quem não sabe, o Valentine's Day acontece no dia 14 de fevereiro!

Bem, o Valentine's Day você deve encontrar milhares de sites e blogs na internet falando de suas origens, sobre quem foi São Valentino e patati-patatá, portanto, vamos às origens pagãs:



Lupercalia




A Lupercalia ou Juno Februata (ou febre de Juno) era um festival de fertilidade romano (possivelmente de origem sabina, e não grega, embora haja varias teorias que indicam uma origem grega também, como a da Anthesteria, um festival em honra a Dionisio que marcava o inicio da primavera). Enfim, durante a Lupercalia, um sacerdote de Lupercus (deus dos instintos primitivos e sensuais), ou o Flamen Dialis, passava pelas ruas de Roma guiando uma biga, munido de februas (chicotes sagrados) para chicotear as mulheres que queriam/precisavam ser ferteis. Eram as libações sagradas que ajudariam às mulheres a engravidar e ter um casamento próspero.





Uma curiosidade é que o mês de fevereiro ganhou esse nome justamente por causa desta festa, já que a palavra februa daria origem à palavra februare, que viraria february, ou o nosso fevereiro.

*Curiosidade mais ou menos Ptolomaica: Marco Antonio fez o papel de Sacerdote de Lupercus em uma tentativa teatral de transformar Cesar no Rei de Roma de fato, já que ele já era didator vitalicio. Bem, esse foi o famoso momento aonde Cesar rejeitou a coroa em prol da Republica! Agora, você deve estar pensando o que um fato da historia romana teria a ver com os ptolomeus, não é? Ora, Cleopatra estava em Roma nessa época, era amante de Cesar e mais um dos muitos motivos que faziam com que a intenção de comandar Roma de Cesar não passasse de algo totalmente republicano sem pretenções à monarquia. Tudo conectado!




Os festivais de Dionisio, ou Dionysia, acabaram originando outros festivais bastante conhecidos atualmente, como os bacanais, já que o nome romano de Dionisio não seria outro senão Baco, o deus do vinho e da alegria! Mas deixemos eles pra outro post, afinal, ainda temos o carnaval pra ser falado!

*Curiosidade Ptolomaica: A Dionysia foi muito festejada no Egito Ptolomaico, já que os Ptolomeus, assim como as casas reais macedônicas eram seguidores de Dionisio.


by mara sop

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use esse papiro para se comunicar conosco!